Publicidade

Quanto vou receber em Abono salarial do PIS/PASEP em 2023?

 

  • Pagamento do PIS/PASEP pode chegar a R$ 1.302 em 2023
  • Valor vai depender da definição do salário mínimo
  • Governo deve estipular o número exato quanto a taxa inflacionária fica pronta
        
O ano já está chegando ao fim. E, com as decisões políticas, já é possível prever algumas questões financeiras e orçamentárias de 2023.

Anualmente, o salário mínimo passa por uma correção de acordo com a inflação do país. Através do ajuste, benefícios como o PIS/Pasep também são atualizados, há que o abono é baseado no piso nacional vigente.

O Governo Federal ainda está trabalhando na definição do piso nacional para o próximo ano. Até agora, a previsão está em R$ 1.302. Ou seja, se a medida se concretizar, esse será o valor do PIS no ano que vem.

Esse cálculo tem como base os avanços da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Mesmo assim, o índice só é definido final no fim do ano, quanto a taxa inflacionária fica pronta.

Para receber o abono salarial ano-base 2021, o trabalhador tem que estar exercendo atividade remunerada com carteira assinada, em média, de até dois salários mínimos por mês em 2021.

Também é necessário estar inscrito inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021 e ter os dados corretamente enviados pelo empregador a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pelos repasses do PIS, voltado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Banco do Brasil realiza os pagamentos do Pasep, voltado para servidores públicos.

O trabalhador pode consultar o benefício por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android ou iOS) ou através da central de atendimento Alô Trabalho, no número 158.

Fonte: Yahoo | Finanças

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa