Publicidade

Caixa terá empréstimo com desconto em folha e garantia do FGTS



Por Paulo Bogler - H2FOZ 

O governo federal informa que, a partir do dia 26 de setembro, a Caixa Econômica Federal oferecerá crédito com desconto na folha de pagamento a trabalhadores de empresas privadas. O financiamento consignado terá como garantia o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), dinheiro depositado mensalmente em uma conta dos funcionários.

A Caixa ainda divulgará as regras para esse tipo de operação. O objetivo é oferecer juros mais baixos do que os aplicados em outras linhas de crédito, mediante a garantia do FGTS, o que reduz o risco de inadimplência. O governo estima que 36,9 milhões de trabalhadores com registro em carteira poderão ser beneficiados.

Em junho de 2018, servidores públicos podiam obter empréstimo pagando a taxa média de juros de 1,75% ao mês. No mesmo período, os trabalhadores da iniciativa privada pagavam 2,83% de juros mensalmente.

O crédito consignado com garantia do FGTS foi criado pela Lei nº 13.313, de 2016, que não foi colocada em prática desde então. Pela legislação, o trabalhador poderá oferecer como garantia para o crédito até 10% do saldo do FGTS e até 100% do valor da multa paga pelo empregador em demissões sem justa causa.

A Caixa deverá utilizar 10% do saldo e 40% da multa de rescisão de contratos. O recurso permanecerá na conta do trabalhador, obtendo os rendimentos previstos em lei normalmente, até a quitação do financiamento. O dinheiro somente será usado pelo banco se o beneficiário do empréstimo for demitido e a instituição financeira não tiver como descontar as parcelas do empréstimo.

Clique para ler a íntegra da lei que trata do empréstimo consignado com garantia do FGTS

(Com informações da Agência Brasil)

FONTE: H2FOZ - Foz do Iguaçu

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa