Publicidade

Saque do PIS/Pasep liberado para todos os trabalhadores

Prazo para retirada vai até 29 de junho deste ano, caso o Senado aprove a MP 813, que prevê a liberação dos recursos

Senador Lasier Martins (PSD-RS) - Agência Câmara

Todos os trabalhadores que sejam cotistas do PIS/Pasep poderão sacar os recursos depositados nas contas até o dia 29 de junho deste ano. A medida faz parte do Projeto de Lei de Conversão 8, de 2018, que está na Medida Provisória 813/17, aprovada ontem na Câmara dos Deputados. O texto agora vai ao plenário do Senado para virar lei. A matéria foi aprovada na forma do projeto de lei de conversão do senador Lasier Martins (PSD-RS), que ampliou o direito de saque. O texto original da MP apenas diminuía de 70 para 60 anos a idade em que o trabalhador poderia sacar os recursos. A medida prevê ainda que o prazo, que acaba em junho, pode ser prorrogado por ato do Poder Executivo, desde que não ultrapasse o dia 28 de setembro de 2018.

Após essa data, somente poderão retirar o dinheiro os trabalhadores que se enquadram nas seguintes regras: ao completar 60 anos, quando aposentar ou fizer transferência para reserva remunerada ou reforma, em caso de invalidez do titular da conta ou seu dependente, e outra novidade é para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) - que é pago a deficientes e baixar renda -, e em casos de doença grave do titular ou dependente.

Tem direito aos recursos o trabalhador do setor público (Pasep) ou privado (PIS) que tenha contribuído para o fundo até 4 de outubro de 1988. Mas atenção: não é preciso correria aos bancos para fazer o saque. Isso porque de acordo com a MP, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil ficam autorizados a disponibilizar o saldo da conta individual do cotista em folha de pagamento ou crédito em conta corrente, poupança ou outro arranjo de pagamento de titularidade do participante.

O texto da MP 813/17 é parecido ao da MP 797/17, editada em agosto do ano passado e que perdeu a vigência sem ser votada pelo Congresso. Na primeira versão, o governo diminuía a idade de 70 anos para 65 anos, se homem, e 62 anos, se mulher. Na versão da MP 813/17 o Executivo decidiu seguir tendência da Comissão Mista da MP anterior, que previa a diminuição da idade para 60 anos.

FONTE: O Dia

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa