Publicidade

Mais de 1 milhão pode ter benefício do INSS suspenso

Os aposentados que ainda não fizeram o recadastramento têm até 28 de fevereiro para evitar o corte


Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o final do mês que vem para fazer a comprovação de vida referente ao ano de 2017. O procedimento, chamado de “prova de vida” ou “renovação de senha bancária”, é exigido pelo instituto todos os anos para manter o pagamento dos benefícios.

A comprovação é feita em uma agência do banco onde o beneficiário recebe a grana do INSS por meio de contacorrente, conta-poupança ou cartão magnético. Quando vai ao banco, o segurado não precisa trocar a senha que utiliza para acessar a conta-corrente. A renovação, na verdade, é apenas a confirmação do código de acesso, e o aposentado pode manter o mesmo número.

Se tiver a impressão digital cadastrada no sistema de biometria (leitura da palma da mão), o aposentado que recebe o benefício no Banco do Brasil, Bradesco ou na Caixa Econômica Federal poderá fazer a prova de vida no próprio caixa eletrônico.

O prazo para fazer a comprovação de vida do ano passado acabaria em dezembro, mas foi estendido até 28 de fevereiro porque mais de 4,7 milhões de beneficiários ainda precisavam atualizar o cadastro no país.

Só no Estado de São Paulo, mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas estão devendo a prova de vida e podem ter o pagamento bloqueado se perderem o prazo, segundo o levantamento mais recente do INSS.

FONTE: Agora São Paulo

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa