Publicidade

Confira como ganhar mais na aposentadoria com ação trabalhista

Quem vai à Justiça e ganha salário maior ou reconhece mais contribuições deve pedir revisão ao INSS



Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que processam o ex-patrão e ganham a ação trabalhista na Justiça têm o direito de receber uma aposentadoria maior.
Isso ocorre porque, ao conseguir comprovar salários maiores ou mais tempo de contribuição ao INSS, as verbas previdenciárias devem ser pagas pelo patrão e pelo empregado e incluídas no histórico profissional do segurado, que é utilizado pelo instituto para fazer o cálculo da aposentadoria.

Para conseguir ganhar mais, o aposentado precisa pedir uma revisão ao INSS. Quando consegue comprovar um salário maior, sua média salarial será modificada. A média salarial é a base para a aposentadoria. Ela leva em consideração os 80% maiores salários desde julho de 1994. Os 20% menores são descartados. Com a renda maior, a contribuição pode chegar até o teto do INSS, de R$ 5.531,31 neste ano .

Já os aposentados que conseguem reconhecer algum tempo de contribuição que não estava na carteira, como a falta de registro em algum emprego, podem incluir pagamentos ao INSS e garantir um benefício melhor por dois motivos: o desconto do fator previdenciário será menor ou o tempo extra de contribuição poderá fazer com que cheguem ao 85/95, que dá aposentadoria sem desconto a quem, na soma da idade e do tempo de contribuição, atinge 85 pontos (mulher) ou 95 (homem).

O advogado trabalhista Alan Balaban lembra que há várias verbas que podem aumentar a aposentadoria. Segundo ele, esses ganhos são chamados salariais e estão sujeitos à contribuição ao INSS.

FONTE: Agora São Paulo (Edição 24/12/2017)

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa