Publicidade

Passo a passo para fazer a carteira de trabalho digital

Foto: Cleber Gomes / Agencia RBS

Foi disponibilizada recentemente a Carteira de Trabalho Digital. Por meio dela, é possível consultar informações de qualificação civil e de contratos de trabalho que hoje constam na carteira de trabalho em um aplicativo no smartphone. O app foi desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Dataprev. Pode ser baixado nos sistemas Android e iOS e funciona como extensão do documento em papel.

Na mesma ferramenta, é possível solicitar a primeira ou a segunda via da carteira de trabalho física, que continuará existindo e será o documento oficial do trabalhador. 

Passo a passo para usar o aplicativo

1. Entre na loja de aplicativos do telefone e procure "CTPS Digital". Faça download do aplicativo. Aparece assim na loja de aplicativos para Android:

Foto: Google Play Store / Reprodução

2.  Ao abrir o aplicativo, o usuário vê o símbolo do Ministério do Trabalho. A próxima tela tem os informes:

Foto: CTPS Digital / DataPrev

3.  Em seguida, aparecerá uma tela com três opções (Entrar, Solicitar CTPS e Perguntas Frequentes).
Foto: CTPS Digital / Reprodução

4. Clicando em "Entrar", o usuário é redirecionado para uma janela fora do aplicativo, no navegador de internet do celular. É uma tela de autenticação do cidadão.br. 
Foto: Reprodução / cidadao.br

5. Preencha as informações e clique em "Entrar", caso já tenha senha. Se não tiver cadastro na plataforma, clique em "Cadastre-se".
Foto: Reprodução / cidadao.br

6.  Para novos cadastros, será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, Estado de nascimento (se for nascido no Exterior, a opção será "Não sou brasileiro"). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico de trabalho, como locais onde já trabalhou, tempo de contribuição e benefícios recebidos. 

É preciso responder corretamente pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso o usuário não acerte as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato pelo telefone 135, do INSS, para auxílio.

7. Feito o cadastro, o usuário novo recebe uma senha provisória, numérica.  Será preciso entrar no aplicativo com ela e elaborar uma nova senha, com no mínimo nove caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, número e caractere especial. Depois disso, o aplicativo pede autorização para usar as informações do sistema cidadao.br. Clique em "Autorizo".
Foto: Reprodução / cidadao.br

8. O usuário será redirecionado ao aplicativo CTPS Digital, onde estará logado no sistema. Devem aparecer nome completo, PIS/Pasep e número da carteira para quem já tem o documento. Também estarão visíveis os contratos de trabalho vigentes e anteriores, assim como a carteira de trabalho de papel. Nesta tela, os dados estarão preenchidos:
Foto: CTPS Digital / Reprodução

Para que o documento seja lido apenas por sistemas do Ministério do Trabalho, a carteira de trabalho digital aparece como um QR Code, que pode ser encontrado na terceira aba:
Foto: CTPS Digital / Reprodução

Como pedir a carteira de trabalho física pelo app

1. Antes de fazer login, é possível clicar em "Solicitar CTPS", na segunda opção. Estão disponíveis os serviços de primeira e segunda vias do documento físico.
Foto: CTPS Digital / Reprodução

2. O usuário será direcionado para esta tela e, em seguida, preencherá o formulário de pré-cadastro, que é válido por 30 dias. Depois, será preciso comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento. Para conferir onde são os postos de atendimento do Ministério do Trabalho, clique neste link.     
Foto: CTPS Digital / Reprodução


FONTE: Diário Catarinense

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa