Publicidade

Saiba como recuperar o auxílio cortado pelo INSS

Segurado que perdeu o auxílio-doença no pente-fino poderá recuperá-lo após agendar uma perícia


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá voltar a pagar o auxílio-doença aos segurados que não agendaram a perícia médica exigida no pente-fino dos benefícios por incapacidade.

Mas só será restabelecido o auxílio de quem telefonar para a central 135 e marcar a data do exame de revisão, segundo a AGU (AdvocaciaGeral da União).

A afirmação do órgão é uma resposta a um pedido da DPU (Defensoria Pública da União) para que a Justiça obrigue o INSS a restabelecer os benefícios de todos os segurados que entrarem em contato com instituto.

No início de agosto, o INSS convocou para a realização de perícias 55.152 beneficiários de auxílio-doença. O prazo para responder ao chamado acabou no dia 21 do mesmo mês.

Entre os convocados, porém, somente 3.696 agendaram, realizaram ou ao menos tentaram marcar a avaliação. Outros 5.126 segurados que estavam na lista de corte chegaram a ligar para o instituto, informaram o número do benefício, mas não prosseguiram na linha para o atendimento.

Dessa forma, segundo números informados pela Defensoria Pública, 46.330 pessoas terão efetivamente os seus benefícios suspensos porque “simplesmente não atenderam ao chamado” do INSS. A defensoria também afirma que, ao cancelar benefícios, o INSS está descumprindo uma decisão judicial provisória que impede a suspensão de auxílios de quem não passou por perícia.

Resposta

Em resposta, a defesa do INSS reforçou que a reativação do benefício só ocorre se o segurado agendar a perícia. “Mesmo que o segurado não consiga imediatamente uma data disponível para perícia, seu benefício já será reativado”, diz o comunicado. A AGU também afirma que não está descumprindo a decisão judicial, que impede o corte de benefícios de quem agendou perícia.

FONTE: Agora São Paulo

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa