Publicidade

Justiça vai decidir sobre o rendimento defasado do FGTS

Justiça vai decidir sobre o rendimento defasado do FGTS


Fundo de Garantia é corrigido abaixo da inflação e ações no STJ e STF pedem mudança da taxa

Corrigido pela Taxa Referencial mais 3%, o FGTS rende menos que a poupança. Devido a isso, o fundo é alvo de 50 mil ações na justiça brasileira, que pedem revisão dessa correção.

Segundo o professor do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP (FD), Otávio Pinto e Silva, após o plano Real, a Taxa Referencial foi perdendo sua consistência, o que levou à situação atual.

Ele explica que dois processos estão no Judiciário  :  um no Superior Tribunal de Justiça e outro no Supremo Tribunal Federal. Se o STJ aprovar uma mudança na taxa, todos os trabalhadores terão direito a buscar na justiça a diferença de rendimento. O fator crítico, no entanto, explica o professor, é o rombo que isso pode causar nas contas públicas.

Além disso, independente da decisão do STJ sobre o assunto, a decisão do STF sobre o tema é que vai prevalecer.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

FONTE: Jornal da USP

Comentários

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa