Publicidade

Trabalhador deve corrigir falha de cadastro no FGTS

Empresas não informaram afastamento do empregado ou fizeram depósito em CNPJ diferente. Problema nas contas inativas poderá impedir saque de valores


Muitos trabalhadores que consultam o site da Caixa Econômica Federal para saber se têm direito a saque nas contas inativas do FGTS acabam surpreendidos com informação de falha no cadastro. Desta forma, a conta aparece ativa no sistema do banco, impedindo que o dinheiro possa ser retirado, seguindo o calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador. Os saques começam dia 10 de março para quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa e que as contas não receberam depósitos até 31 de dezembro de 2015.

A maioria das consultas feitas nas agências que abriram no sábado foi de quem estava com dúvidas sobre contas com problemas cadastrais. As pessoas que foram ao banco reclamavam que seus dados não apareciam na internet. Os casos relatados eram de empresas que não informaram o afastamento dos empregados ou fizeram o depósito em CNPJ diferente do informado na carteira de trabalho, beneficiários com mais de um número de PIS ou que mudaram de nome.

O problema foi confirmado pelo gerente geral da agência Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, Victor Câmara. Segundo ele, é preciso que o trabalhador regularize o cadastro sem informação do motivo do afastamento.

“Fazendo isso, consegue consultar, e sacar, desde que esteja siga a agenda. Ou ainda, tenha 70 anos de idade ou mais, porque aí pode retirar o saldo antes do calendário”, esclareceu. 

No sábado, em todo o país, foram abertas 1.891 agências, com 25.620 funcionários do banco destinados para o atendimento. No Estado do Rio, foram 164 agências ficaram abertas de 9h ás 15h, sendo 78 no Município do Rio. De acordo com a Caixa, foram feitos mais de 356 mil atendimentos nas agências no país.

Levar carteira ou termo de rescisão 


De acordo com a Caixa, para que a conta do FGTS fique inativa é preciso que a empresa comunique o desligamento do empregado. Ao detectar o problema, o trabalhador precisa procurar o banco para resolver a situação.

A dica é apresentar carteira de trabalho com a assinatura do empregador dando baixa na contratação ou levar o termo de rescisão de contrato para mostrar que houve fim do vínculo empregatício.

O banco conseguiu derrubar liminar expedida na sexta-feira pela juíza Ana Carolina Nogueira da Silva, da 52ª Vara do Trabalho de São Paulo, que restringia a Caixa obrigar os empregados a trabalhar sábado. As agências estarão abertas exclusivamente para tirar dúvidas nos dias 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

FONTE: O Dia

Calendário de saque


A partir de 10 de março: pode sacar quem nasceu em janeiro e fevereiro;

A partir de 10 de abril: pode sacar quem nasceu em março, abril e maio;

A partir de 12 de maio: pode sacar quem nasceu em junho, julho e agosto;

A partir de 16 de junho: pode sacar quem nasceu em setembro, outubro e novembro;

A partir de 14 a 31 de julho: pode sacar quem nasceu em dezembro.

Contribuintes que não sacarem no mês referente a seus aniversários poderão sacar até o dia 31 de julho.

PARTICIPAÇÃO DE LUCRO


Até 31 de agosto: uma parte do lucro de 2016 gerado pelo FGTS será depositado nas contas com saldo positivo em 31 de dezembro de 2016, mesmo já tendo sacado o FGTS inativo o trabalhador vai receber. Estamos elaborando uma matéria pra deixar todos informados nisso, aguarde.


Como receber o dinheiro


Sem o Cartão Cidadão: o trabalhador poderá sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa, sem o Cartão Cidadão, caso o saldo de cada conta inativa seja de até R$ 1.500. Para isso, ele só precisa ter a senha do Cartão Cidadão.

Com o Cartão Cidadão: o limite de saque, no Caixa Eletrônico, é de R$ 3 mil por conta inativa.

Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui: os saques podem ser feitos com o Cartão Cidadão para valores de até R$ 3 mil por conta inativa.

Saques acima de R$ 3 mil e até R$ 10 mil: o trabalhador só precisa apresentar, na agência da Caixa, a carteira de identidade para fazer o saque ou a transferência para conta de outro banco, sem custo.

Saques acima de R$ 10 mil: além da identidade, será preciso apresentar a carteira de trabalho ou o termo de rescisão de contrato de trabalho vinculado à conta inativa.

Contas que aparecem ativas: se o trabalhador tem uma conta de FGTS vinculada a um emprego do qual se desligou até 31 de dezembro de 2015, mas que ainda aparece como "ativa", terá que comprovar o fim do vinculo através da carteira de trabalho ou rescisão do contrato de trabalho.

O anúncio da nova regra que permite os saques de contas que ainda estavam ativas, mas não recebiam depósitos desde o fim de 2015 foi feito em dezembro, mas os detalhes só foram divulgados na última terça (14). Pela regra antiga, só podiam ser sacados os recursos das contas que estavam paradas há pelo menos três anos, ou então sob condições especiais.

Comentários

  1. Fui até o Santander para poder negociar o fgts inativo e eles disseram q eu tenho q tr comprovante de renda, é mole se tem q esperar 3 anos p/ poder sacar e estou c/ 2 e meio,deixa eu pensar onde vou arranjar 1 rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  2. Na vdd eles estão fazendo empréstimo nesse caso e não negociando concorda Elvis Silva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é um empréstimo sim, porque no final vc tem que dar o dinheiro do seu fgts inativo assim que sacar... e com juros...

      Excluir
  3. Pra eu sacar meu fundo de garantia inativo preciso do cartão cidadão ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode sacar tranquilamente na boca do caixa com a carteira, PIS e RG no dia do seu saque de acordo com seu mês de aniversário no cronograma.

      Excluir
  4. Eu não tenho o cartão cidadão, como faço pra sacar o FGTS inativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis pedi conta em 2010 e eu tenho um valor que eu já pesquisei eu posso sacar .minha carteira tá dada baixa...

      Excluir
    2. Amiga Sandra, vc pode sacar tranquilamente, pois vc se enquadra na nova regra, no dia do seu saque de acordo com o cronograma acima é só usar o cartão cidadão ou ir na Caixa com Carteira, PIS e RG.

      Excluir
  5. Boa noite o Santander ja esta fazendo o empréstimo do fgts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o mês passado. Leve o extrato analítico pra comprovação e veja se vale a pena.

      Excluir
  6. Tenho conta salário no banco do Brasil será se posso sacar la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa conta é poupança ou corrente, sim. Normalmente é corrente, mas as taxas dela é administrada pelo empregador. Ligue no 0800 726 2017 e passe o número dela pra ver se é válido.

      Excluir
  7. Oi no aplicativo aparece como conta ativa uma conta que está inativa desde 2014 , tenho que ir na caixa arrumar isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marili eu também tava com esse problema,fui na Caixa e tirei o "Extrato Analitico" e deu certo.A conta estava inativa.Espero ter ajudado.abraço.

      Excluir
    2. Tive esse problema! Fui na Caixa levei a carteira de trabalho e o meu RG, deu tudo certo. E simples e rapido! Não demorou nem 15 minutos pra resolver. Abraço.

      Excluir
  8. Eu estou com o sobrenome de casada.
    Preciso regularizar o cadastro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos problemas mais comuns que temos recebido, amanhã publicaremos uma matéria explicando casos assim. Aguarde.

      Excluir
  9. No caso quem tem dois números de pis vai ter que unificar para poder fazer o saque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, leve todos os seus documentos comprobatórios na Caixa que eles arrumam isso.

      Excluir
  10. Eu estou trabalhando e consta inativa a conta ... Mas estão depositando tudo certo ...Vou ter que ver na caixa isso ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É melhor ver se consegue resolver qualquer movimentação estranha antes do dia do seu saque, assim se precisar juntar documentos apresentar no dia do saque você tenha um tempo tranquilo para fazer isso.

      Excluir
  11. Oi elvis no meu fgts a parece duas contas que ativa sendo que tem mas di 2 anos que sai sera que que vou consegui sacar tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havendo saldo sim, mediante apresentação dos documentos comprobatórios no dia do saque caso o problema no sistema não se normaliza. Vc pode ligar nas empresas e verificar se o RH passou as informações da sua demissão pra Caixa, caso não tenham passado seria bom pedir pra eles fazerem isso antes de vc receber. Mas de qualquer modo sua carteira e/ou rescisão podem ser usados como comprovante.

      Excluir
    2. Tive esse mêsmo problema, fui na Caixa e levei minha carteira de trabalho e rg deu tudo certo! Procedimento simples e bem rápido. Espero ter ajudado!

      Excluir
  12. Esses requisito eu resolvo nas caixas mesmo outra so mo ministério dó trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor maneira é a própria empresa passar os dados da sua demissão pra Caixa via "Conectividade Social". Vc pode procurar tbm o Ministério do Trabalho ou Delegacia do Trabalho tbm. Mas mesmo assim, na hora do saque a Caixa recomenda a apresentação da carteira e/ou rescisão pra comprovação da baixa.

      Excluir
  13. Eu perdi os documentos carteira e a rescisão mais para mim está aparecendo inativa e no site FGTS tem a data de afastamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso se vc sabe que a demissão foi por justa causa ou pedido de conta então está tudo certo no sistema e o dinheiro será liberado tranquilamente pra saque com o cartão do cidadão ou até mesmo a transferência automática para conta poupança se vc tiver. Só esperar e relaxar, não precisa fazer mais nada.

      Excluir
  14. Elvis fui na caixa e eles so disseram que os outros fgts tava fora da lei. Qual passo devo fazer? Ir em outra agência tentar resolver o problema ou ir no ministério do trabalho? Ah e têm outra dúvida, eu preciso ir em Um ministério do trabalho próximo à minha cidade ou qualquer outro resolve o problema com o CAGED e à carteira de trabalho em mãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regra é para demissão "por justa causa" ou pedido de conta até 31/12/2015. Se essas contas se enquadram nisso então está tudo certo. Se a conta está indicando como ativa o melhor mesmo é pedir para o antigo patrão repassar os dados da demissão pra Caixa via "Conectividade Social". Se mesmo assim não resolver o melhor mesmo é procurar o Ministério do Trabalho ou uma Delegacia do Trabalho, pode ser qualquer um em qualquer cidade.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde caramba encarei uma fila na caixa desde as6 da manhã entretanto fuisso para regularizar pois tenho 8 contas inativas sendo que estão disponiveis só 4 a funcionária me disse que é para ir depois da data de saque para sacar. Será que vou perder esta grana?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde caramba encarei uma fila na caixa desde as6 da manhã entretanto fuisso para regularizar pois tenho 8 contas inativas sendo que estão disponiveis só 4 a funcionária me disse que é para ir depois da data de saque para sacar. Será que vou perder esta grana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A recomendação da Caixa é exatamente essa: se houver problema no cadastro e não for resolvido antes do dia de recebimento então no próprio dia, mediante apresentação dos comprovantes de desligamento, a grana será liberada. Tenha o máximo de documentos possível, com a rescisão, extrato CNIS, que vc imprime aqui:

      http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/cnis/

      Ou vc pode entrar em contato com as empresas que estão com a conta ativa e pedir pra eles informarem novamente os dados da demissão via "Conectividade Social" e ver se até lá regulariza o sistema.

      Excluir
  18. Boa noite favor tenho uma dúvida sobre valor .Tirei um extrato saiu um valor e no zero oitocentos e menor porquê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleidemar vá na boca do caixa e peça o "Extrato Analítico".Assim você saberá o valor correto.

      Excluir
  19. Respostas
    1. A Amiga Paula respondeu acima corretamente, o "Extrato Analítico" não falha, mas tem que ser na boca do caixa mesmo, é direito seu.

      Excluir
  20. Pedi a conta de uma empresa em 89 só que nessa época os depósitos eram feito no Itaú,por esse motivo não consigo saber do meu saldo.o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, vc pode imprimir um "Extrato CNIS" no site do INSS no link:

      http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/cnis/

      Nesse extrato vc encontrará todo seu histórico trabalhista, leve ele no Itaú com seus documentos e solicite a localização dessa conta através do seu PIS ou CPF. E veja como está. Segundo a Lei 8.036, eles são obrigados a fornecer todos os dados solicitados. O histórico deve ser guardado pelos bancos por 30 anos, ou seja vc ainda está no prazo.

      Excluir
  21. Pedi a conta de uma empresa em 89 só que nessa época os depósitos eram feito no Itaú,por esse motivo não consigo saber do meu saldo.o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo Benedito, vc pode imprimir um "Extrato CNIS" no site do INSS no link:

      http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/cnis/

      Nesse extrato vc encontrará todo seu histórico trabalhista, leve ele no Itaú com seus documentos e solicite a localização dessa conta através do seu PIS ou CPF. E veja como está. Segundo a Lei 8.036, eles são obrigados a fornecer todos os dados solicitados. O histórico deve ser guardado pelos bancos por 30 anos, ou seja vc ainda está no prazo.

      Excluir
  22. Contas q estão inativa e não apereceram no site oficial dá caixa. Porq não pode ser liberada com as demais e cair todas juntas de automática como as demais. Parece meio inrralação oq vc acha Elvis ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas o problema é que pode estar faltando algum dado que a empresa esqueceu de passa para o sistema na época da rescisão, via "Conectividade Social". O sistema da Caixa puxa as contas que estão "explicitamente" de acordo com a norma da MP 763/16. Se o patrão não passou por exemplo a data de afastamento então não tem como o sistema saber esse dado, ficando de fora do extrato. Porém com a apresentação dos documentos comprobatórios a Caixa tenta arrumar a bagunça. Vc pode conferir pelo próprio extrato os dados que estão faltando ou estão errados, ligar para o RH dessas empresas e pedir pra retransmitirem tudo corretamente para o sistema da Caixa via "Conectividade Social" antes do seu recebimento que possivelmente vc conseguirá sacar tudo junto na poupança. Se a empresa não existe mais será necessário a apresentação pessoal da carteira com a baixa ou rescisão no dia do recebimento.

      Excluir
  23. Boa tarde! Tenho aproximadamente 15.000,00 em contas inativas! Pela caixa tenho 1400,00! Fui na caixa para resolver com a carteira de trabalho onde consta todos os registros! O atendente falou q não pode fazer nada que não há nenhuma regra estabelecida q tenho q esperar! Já tentei o SAC da caixa o 0800 do cidadão não consigo ajuda!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Elvis, por favor me responda sair da empresa em 2013 por justa causa entrei na justiça contra empresa. Estou consultando meu FGTS estar ativo.. Eu não consigo pegar???

    ResponderExcluir
  26. Elvis bom diaaa..
    Cara pedi a conta de uma empresa em 2009 esaa empresa consta na caixa como I1 ou seja como ae tivesse sido dimitido!! Vc sabe como posso proceder se eu levar a carteira de trabalho comprovando o meu pedido de desligamento posso receber? Pois no aplicativo da caixa consta o valor total la porém para eles consta o esse codigo!!!

    ResponderExcluir
  27. To com esse problema a firma faliu dei a carteira pra darem baixa. Sumiram com ela e nuncamais tive noticia de ninguem ficou por isso mesmo sem carteira e sem baixa como resolver isso pra eu sacar essa conta inativa antiga de 84 a 98

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho saldo na conta inativa mais o banco falou que eu só posso sacar quando eu a aposentar!

    ResponderExcluir
  29. O atendente dá CFE me disse que não posso sacar meu saldo inativo porque as empresas não a causa do afastamento ou seja no campo referente ao motivo do afastamento colocarão *outros*, o que faço nesse caso.pois não tenhoais as revisões de contrato.

    ResponderExcluir
  30. Trabalhei numa empresa de 2014 até 2015 isso deu 5 mês pensado que o FGTS Tava lá mais né conta né nada né cadastro tem que Faso me a Jude

    ResponderExcluir
  31. Oi Elvis, o pai de meus filhos mora no exterior, ele não recebeu os valores de correção do fgts do plano verão se eu não me engano, isso já tem mais de dez anos, será Q ele consegue receber estes valores ainda.
    Pelo consulado ou procuração aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  32. Oi Elvis, o pai de meus filhos mora no exterior, ele não recebeu os valores de correção do fgts do plano verão se eu não me engano, isso já tem mais de dez anos, será Q ele consegue receber estes valores ainda.
    Pelo consulado ou procuração aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  33. oi boa tarde Elvis,
    tenho conta no Itau sabe me responder se eles estao fazendo esse emprestimo por la?

    ResponderExcluir
  34. Faço aniversário em janeiro tá chegando o dia de pagar o dinheiro do FGTS eu tinha 1.8000 pra pegar mais essa semana o dinheiro sumiu gostaria de saber o que tá acontecendo

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma conta q ja disvinculei da empresa e continua como ativa o q devo fazer? E outra dúvida consultei o meu saldo em um app de consulta facil do FGTS INATIVO nesse deu valor x e ontem consultei no site da caixa e o valor relativo q deu foi apenas de umas das empresas q trabalhei não todos o valores o que devo fazer? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde elvis verifiquei meu saldo fgts ontem é dois dias depois estava zerada pq

    ResponderExcluir
  37. Oi Boa tarde Elvis eu trabalhei em 2013 e pedi conta mas quando Consulto o extrato através do aplicativo só mostra contas de 2006 porque será?vejo isto na caixa econômica? Obg

    ResponderExcluir
  38. Elvis boa tarde. Tenho um FGTS de uma empresa que pedi demissão em 1995, ao consultar no app da caixa aparece meu saldo positivo, mas quando consulto no site e no 0800 dá caixa diz que para esse CPF ou PIS não consta conta inativa pra sacar na regulamentação de FGTS inativo. Como devo proceder? Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário que ficaremos felizes em responder.

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Saques do FGTS acima de R$ 5 mil não poderão ser feitos aos sábados

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

O que você precisa saber sobre o saque do FGTS inativo