Publicidade

Problema cadastral é maior dúvida para saque do FGTS

Quem conseguiu resolver os problemas na agência já pode deixar programada a opção de recebimento e, para quem tem contas na Caixa, autorizar o depósito automático do dinheiro.


As agências da Caixa que abriram as portas neste sábado para os trabalhadores tirarem dúvidas sobre saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tiveram movimento tranquilo, segundo a instituição.

A maioria das consultas foi em relação a contas com problemas cadastrais, que não aparecem em buscas na internet. São casos de empresas que não informaram o afastamento dos funcionários ou fizeram o depósito em um CNPJ diferente do informado na carteira de trabalho, beneficiários com mais de um número de PIS ou que mudaram de nome.

Em todo o país, foram abertas 1.891 agências, com 25.620 funcionários a postos. No edifício sede da Caixa, em Brasília, cinco caixas se prepararam para atender à demanda, mas quem chegava para tirar dúvidas não encontrava fila.

O empresário Alessandro Abreu dos Santos, 40, foi à agência com os filhos na expectativa de encontrar saldo em três contas inativas, mas uma delas, relativa a uma empresa de eventos em que trabalhou por cinco anos, não foi encontrada. Foi orientado a voltar com a carteira de trabalho e o CNPJ da empresa e já faz planos para o dinheiro: “Vou pagar dívidas”, afirma.

Quem conseguiu resolver os problemas na agência já pode deixar programada a opção de recebimento e, para quem tem contas na Caixa, autorizar o depósito automático do dinheiro. Foi o caso do advogado Matheus Batista, 34. Ele havia consultado o saldo pela internet e viu que não constavam contas inativas. “Tinha problemas cadastrais, mas trouxe meus documentos e já resolvi. Pretendo pagar dívidas com o dinheiro”, completou.

Os recursos que serão liberados no âmbito das contas inativas do FGTS podem contribuir para reduzir a inadimplência da Caixa, à medida que parte dos trabalhadores opte por pagar dívidas, de acordo com o vice-presidente de Finanças e Controladoria do banco, Arno Meyer. “O uso dos recursos é livre, mas é recomendável que o trabalhador quite dívidas mais caras como crédito rotativo, cheque especial”, afirmou ele, que esteve na abertura da agência do banco na Avenida Paulista, em São Paulo.

Antevendo a demanda alta por informações, a Caixa aumentou em 20% a capacidade dos servidores para evitar problemas nos sites e triplicou a capacidade para o atendimento telefônico. De acordo com o vice-presidente de Tecnologia do banco, José Eirado não foram registradas dificuldades. “O número de pessoas acessando os sites da Caixa nos últimos dias foi o dobro do que tivemos na Mega Sena da Virada, uma de nossas maiores demandas”, disse. Foram feitos mais de 60 milhões de acessos ao site e mais de 1 milhão de ligações para o atendimento por telefone.

Os recursos das contas inativas poderão ser sacados de 10 de março a 31 de julho, de acordo com um cronograma baseado na data de nascimento do beneficiário. Mais de 30 milhões de brasileiros poderão retirar o dinheiro, o que deverá injetar R$ 35 bilhões na economia. 

FONTE: Diário de Pernambuco

Calendário de saque


A partir de 10 de março: pode sacar quem nasceu em janeiro e fevereiro;

A partir de 10 de abril: pode sacar quem nasceu em março, abril e maio;

A partir de 12 de maio: pode sacar quem nasceu em junho, julho e agosto;

A partir de 16 de junho: pode sacar quem nasceu em setembro, outubro e novembro;

A partir de 14 a 31 de julho: pode sacar quem nasceu em dezembro.

Contribuintes que não sacarem no mês referente a seus aniversários poderão sacar até o dia 31 de julho.

PARTICIPAÇÃO DE LUCRO


Até 31 de agosto: uma parte do lucro de 2016 gerado pelo FGTS será depositado nas contas com saldo positivo em 31 de dezembro de 2016, mesmo já tendo sacado o FGTS inativo o trabalhador vai receber. Estamos elaborando uma matéria pra deixar todos informados nisso, aguarde.


Como receber o dinheiro


Sem o Cartão Cidadão: o trabalhador poderá sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa, sem o Cartão Cidadão, caso o saldo de cada conta inativa seja de até R$ 1.500. Para isso, ele só precisa ter a senha do Cartão Cidadão.

Com o Cartão Cidadão: o limite de saque, no Caixa Eletrônico, é de R$ 3 mil por conta inativa.

Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui: os saques podem ser feitos com o Cartão Cidadão para valores de até R$ 3 mil por conta inativa.

Saques acima de R$ 3 mil e até R$ 10 mil: o trabalhador só precisa apresentar, na agência da Caixa, a carteira de identidade para fazer o saque ou a transferência para conta de outro banco, sem custo.

Saques acima de R$ 10 mil: além da identidade, será preciso apresentar a carteira de trabalho ou o termo de rescisão de contrato de trabalho vinculado à conta inativa.

Contas que aparecem ativas: se o trabalhador tem uma conta de FGTS vinculada a um emprego do qual se desligou até 31 de dezembro de 2015, mas que ainda aparece como "ativa", terá que comprovar o fim do vinculo através da carteira de trabalho ou rescisão do contrato de trabalho.

O anúncio da nova regra que permite os saques de contas que ainda estavam ativas, mas não recebiam depósitos desde o fim de 2015 foi feito em dezembro, mas os detalhes só foram divulgados na última terça (14). Pela regra antiga, só podiam ser sacados os recursos das contas que estavam paradas há pelo menos três anos, ou então sob condições especiais.

Comentários

  1. Boa tarde Elvis . O que significa parte de lucro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publicamos a matéria anterior explicando em detalhes.

      http://fgtsinativo.blogspot.com.br/2017/02/como-receber-o-lucro-do-fgts.html

      Excluir
    2. Boa noite tenho uma conta constando inativa porém não foi registrado a saída , e não tenho mais a carteira de trabalho nem a rescisão dá época, será que consigo c o Cnis e rais em mãos ?

      Excluir
  2. Boa Tarde Tenho uma duvida tenho FGTS inativo pra receber esta tudo ok para o recebimento do dinheiro .A duvida e a respeito da Divisao de lucros sera somente quem tiver trabalhando estou sem trabalhar com carteira desde 2015 Tenho esse direito tambem agradeco .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O mais importante é que no dia 31 de dezembro do ano anterior tenha saldo positivo no FGTS, como vc ainda não sacou o inativo então o cálculo será sobre ele. Mesmo sacando o inativo vc recebe sua parte no lucro até 31 de agosto.

      Excluir
  3. boa tarde estou com uma dúvida eu tenho conta poupança na caixa mais mesmo assim tenho que autoriza o depósito ou já cai automático

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim
      https://www.contasinativas.caixa.gov.br

      Excluir
    2. Poupança cai automático, basta apenas relaxar e esperar o dia do seu saque de acordo com cronograma acima.

      Excluir
  4. Boa tarde Elvis eu fiz a outorizacao pela internet pra o dinheiro cai direto na minha conta e nessesario eu ir até um banco ou já TD certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo certo, o site foi esse.
      https://www.contasinativas.caixa.gov.br
      Ok

      Excluir
  5. Respostas
    1. A melhor maneira de ver o saldo é ir direto na agência e pedir um "Extrato Analítico", mas faça isso na boca do caixa porque esse nunca falha.

      Excluir
  6. Boa tarde eu trabalhei em uma empresa e não fui da baicha na carteira e não ta constando na conta inativa mais quando tiro o estrato aparece o nome da firma e o valo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se aparecer a data de afastamento no extrato então tá tudo certo. Vc poderá sacar com cartão cidadão. Caso contrário vc vai precisar da baixa na carteira. Entre em contato com a empresa e veja como fazer.

      Excluir
  7. Boa tarde Elvis...Eu perdi meu cartão cidadão..e também não sei a senha..O que faço??Como vou receber? Me informa por favor através do meu contato..43 9 99377675 Josiane.. .ou me responda por aqui me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue para o 0800 726 2017 pra pedir uma segunda via. Chega em quinze dias. Ou abra uma conta poupança que é grátis mesmo, e aguarde, pois com a poupança a grana cai automaticamente no primeiro dia do seu recebimento de acordo com cronograma acima.

      Excluir
  8. Ok..Obrigada .Que Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde estou com uma dívida no banco Bradesco se eu abri um conta poupança na caixa meu dinheiro será descontado por o banco Bradesco

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde estou com uma dívida no banco Bradesco se eu abri um conta poupança na caixa meu dinheiro será descontado por o banco Bradesco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, fique tranquila que uma banco não pode cobrar sua dívida de outro banco sem a sua autorização.

      Excluir
  11. Elvis eu ja recebi minha conta inativa a 15 anos atraz,mais esta conta voltou ficar inativa e tem um pequeno saldo nela,a pergunta é vou poder sacar ela e outra coisa no site da caixa aquele que coloca o numero do pis ou cpf diz que eu nao tenho inativa , mais no aplicativo da caixa aparece inativa ? Vou consegui retirar se for sim como vou ter que fazer ? Por em quanto muito obg mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá sacar sim. Basta ir no dia do seu recebimento de acordo com o cronograma e apresentar a carteira de trabalho ou rescisão pra comprovar a baixa.

      Excluir
  12. Oi. Porque no aplicativo tenho comtas inativa e no telefone da caixa dis que nao tenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inconsistências de sistema. Mas se vc tiver a carteira com a baixa vc vai poder usá-la no dia do seu recebimento como comprovante do desligamento, se tiver a rescisão tbm pode ser usada, quanto mais documentos melhor.

      Excluir
  13. Tenho conta inTiva. Mais ligo no telefone da caixa e dis para colocar o numeros do pis e disque nao tenho mais no aplicativo da caixa mostra que tenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido acima. A Caixa trabalha pra corrigir isso até o dia do saque, confira se no seu extrato consta data de afastamento corretamente.

      Excluir
  14. Eu saí dá empresa em 2015 só q a conta ainda está ativa por causa das data de afastamento ,aí eu fui na Caixa com a carteira dada baixa pra eles arrumar no sistema eles disseram q só com a rescisão isso procede ,o é melhor eu procurar outra caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ir em outra agência mesmo, provavelmente os atendentes vão estar melhor informados mais pra frente. Você pode imprimir um "Extrato CNIS" no site do INSS, segue link:

      http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/cnis/

      Nele tbm aparece todos os dados do seu histórico trabalhista, aproveite e já leve tbm. Caso não tenha a rescisão vc pode pedir uma segunda via no RH da empresa, ou no sindicato que fez a homologação. Ou tbm vc pode ver numa delegacia do trabalho com o CNIS em mãos pra ver o que o delegado de plantão consegue fazer por vc.

      Excluir
  15. quem trabalhou com carteira assinada de 1989 a 1990 tem direitos a receber??

    ResponderExcluir
  16. achei muito iportantante suas respostas
    por isso, estou te fazendo esta pergunta ,ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Divino, se o motivo da demissão nessa época foi por justa causa ou pedido de conta e até hoje não sacou o saldo dessa conta, sim. Tem muitos casos em que o patrão acaba pagando o FGTS com atraso e depois que sacamos o fundo assim que saímos da empresa. Pra saber se há saldo precisa tirar um "Extrato Analítico", tem que ser aquele que pede na boca do Caixa. Se há saldo ainda e depois disso a carteira não foi mais registrada é possível sacar agora mesmo porque o saldo "preso" do FGTS é liberado depois de 3 anos seguidos sem carteira assinada, ou ainda se vc ou dependente tiver uma doença grave como câncer ou aids, ou então pra dar entrada ou quitar parte da dívida da casa própria. Se em todo caso nunca tiver sacado o dinheiro então na aposentadoria todo o saldo que vc tiver no fundo é liberado na hora, bastando apresentação de PIS, RG e nº do benefício.

      Excluir
  17. Boa noite Elvis eu tenho dúvidas eu tenho conta poupança onde eu recebo o meu pis eu tenho que ir no banco para autorizar o fgts inativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa, o inativo cai automaticamente como no caso do PIS, basta apenas aguardar o dia do seu recebimento conforme cronograma acima. Vai cair no primeiro dia de acordo com seu aniversário no cronograma.

      Excluir
  18. Elvis quando puxo o extrato do FGTS consta que não tem afastamento... A empresa que eu trabalhei faliu. Estou somente com o CAGED e a carteira dado baixa isso eu indo até a caixa resolve a situação? Pois Recebo em março no caso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Edilson, com esses documentos resolve sim. A Caixa recomenda ir no dia do saque mesmo e apresentar o máximo de documentos possível comprovando o encerramento do contrato. Vc pode imprimir tbm o "Extrato CNIS" no site do INSS e levar tbm, segue o link:

      http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/cnis/

      Quanto mais documentos melhor.

      Excluir
  19. Bom dia Elvis.Tenho 3 contas inativas do FGTS e já fiz todos os procedimentos para que fosse depositado em minha conta poupança da caixa. Uma dessas contas eu não dei baixa na carteira,terei alguma dificuldade com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Bem se a empresa deu baixa no sistema não precisa se preocupar, vc pode ver isso melhor no "Extrato Analítico" que vc tira na boca do caixa com PIS e RG. Se tiver a data de afastamento certinha no extrato então relaxa e aguarde o crédito na conta.

      Excluir
  20. Bom dia Elvis fui informado pelo atendente dá caixa q minhas contas q não apareceram pelo site oficial do FGTS inativo poderá ser regularizado só após a data de pagamento via manual oq vc acha disto pois para mim parece bem estranho ele não conseguir liberar para cair automático tudo junto na minha conta dá caixa. Vc Elvis q conhece é verdade dele ou mentira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que temos de informação da Caixa é que os trabalhadores com problemas cadastrais no sistema poderão resolver no dia do recebimento mesmo, com a apresentação de documentos comprobatórios do encerramento do contrato de trabalho, como a carteira ou rescisão, quanto mais documentos que comprovem melhor. Eles realmente não estão conseguindo resolver alguns casos antes. O pessoal está sendo treinado ainda pra no dia do saque estarem afiado pras mais diversas situações, pois é uma regra nova e diferentes problemas tem aparecido.

      O site da Caixa está puxando os dados que estão de acordo com a MP 763/16, ou seja, aqueles que no sistema constam a data de afastamento. As vezes o empregador não passa esses dados para o sistema da Caixa quando vc sai e isso causa esses problemas, vc pode tirar um "Extrato Analítico" na boca do caixa pra identificar quais estão faltando a data de afastamento e ligar pra empresa enviar esses dados pra Caixa, via "Conectividade Social". Se fizerem isso antes do seu recebimento é bem capaz de cair tudo junto na conta como vc quer. Caso contrário vc resolverá no dia do saque com a apresentação do documentos mesmo.

      Excluir
  21. Bom dia elvis i porque que colocaram que quem tem conta na caixa precizam autorizar nao colocaran si e so conta corrente ou poupança mi tira essa duvida ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Joseano, o Decreto 8.989 de 14 de fevereiro de 2017 é claríssimo:

      § 9º Na movimentação das contas vinculadas a contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015, de que trata o § 22 do art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, o cronograma de atendimento, o critério, a forma e a data limite de pagamento serão estabelecidos pelo Agente Operador do FGTS, não podendo exceder 31 de julho de 2017, SENDO PERMITIDO O CRÉDITO AUTOMÁTICO PARA A CONTA POUPANÇA DE TITULARIDADE DO TRABALHADOR previamente aberta na Caixa Econômica Federal, DESDE QUE O TRABALHADOR NÃO SE MANIFESTE NEGATIVAMENTE.

      Ou seja, se vc tem conta poupança é só sentar e relaxar, agora se vc não quiser receber na conta é só avisar a Caixa. Se vc prefere receber em outra conta aí sim vc tem que indicar uma.

      Excluir
  22. Boa tarde, tenho uma conta está inativa mas na caixa não podem liberar pq tem um código de movimentação n2 e me falaram na caixa com este código não está liberado para o saque, oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Wilsione, o código N2 é referente a transferência do trabalhador para outra empresa que tenha assumido os
      encargos trabalhistas, sem que tenha havido rescisão de contrato de trabalho, por isso não será pago, pois não se enquadra na regra que é ter sido demitido por justa causa ou pedido conta até 31/12/2015. A conta é indicada como inativa pois não recebe mais nenhum depósito e sim as atualizações mensais de juros de acordo com a legislação atual, porém ela está vinculada a sua conta atual para fins rescisórios. Mas mesmo assim vc poderá receber sua parte do lucro do FGTS de 2016 desde que ela tenha saldo positivo em 31 de dezembro do ano passado, esse crédito do lucro será depositados até 31 de agosto de acordo com determinação da MP 763/16.

      Excluir
    2. Elvis, não encontrei no texto da MP 763/16 a "...regra que é ter sido demitido por justa causa ou pedido conta até 31/12/2015.
      Quem definiu essa regra? Existe alguma lei complementar?

      Excluir
  23. Olá.... estive em uma agência e só me orientaram ver pela Internet.. só localizei uma conta, mas tenho contas que pedi demissão e não aparecem na solicitação via web.
    Devo voltar na caixa econômica? Ou tem outro modo de pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Airton, é direito seu pedir um "Extrato Analítico" na boca do caixa, faça isso porque esse extrato mostra tudo em detalhes do seu FGTS, nele sim vc consegue ver o que está acontecendo com as outras contas que não aparecem no extrato online ou aplicativo.

      Excluir
  24. ElviS eu tenho conta na cx já verifiquei o meu valor à sacar é um valor acima de 1.500 o valor cai automaticamente ou vou ter que altoriza na agência?

    ResponderExcluir
  25. Oi eu trabalhei em 85 num hospital 1 ano fiquei la pedi a conta meu fgts não tem nada trabalhei como auxiliar de costura 1 ano também pedi a conta foi em 87 como a primeira também não tem nada a caixa disse pra mim que ela assumiu o fgts em 2004 e que ela nao pode fazer nada por mim e agora o que eu faço

    ResponderExcluir
  26. Oi Elvis.gostaria d saber se meus filhos menores tem diteito a teceber,sendo que o pai ja faleceu em 2005?

    ResponderExcluir
  27. Olá Elvis.meu marido faleceu en 2005 mas tenho filhos ainda menores.será que les tem direito de receber?

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber o seguinte:Sou aposentada do estado"professora".Minha conta é no B.Brasil.Será que tenho algo a receber?

    ResponderExcluir
  29. Elvis Boa noite, querido na minha conta inativa apareceu essa movimentação TRANSFERÊNCIA DEP FGI/INC PATRIMÔNIO. A pergunta é, eu consigo aver esse valor retirado? Li a respeito, mais ficou meio vago ainda? Por favor.
    Me chamo Edson.

    ResponderExcluir
  30. Meu saldo de fgts e de 5500 reais...nao tenho conta na caixa e sao varias contas inativas..vou poder sacar tudo na loterica e no caixa eletronico

    ResponderExcluir
  31. Eu queria saber se tou com algum problema na minha conta que me pocibilite de receber o FGTS

    ResponderExcluir
  32. Elvis queria sabe se tem direito o que eu pedir conta em 28 de outubro de
    2016

    ResponderExcluir
  33. Elvis queria sabe se tem direito o que eu pedir conta em 28 de outubro de
    2016

    ResponderExcluir
  34. ELVIS TENHO UMA CONTA DO FGTS EM SITUAÇÃO DE N2 PORÉM A RESPECTIVA EMPRESA MUDOU O CNPJ 3 VEZES , E ESSA PRIMEIRA CONTA FICOU COMO N2 , OQUE TENHO QUE FAZER PARA CONSEGUIR RECEBER ESSE DINHEIRO , DEVO PREOCURAR A EMPRESA?

    ResponderExcluir
  35. Elvis, poderia me tirar uma dúvida? Tenho um saldo do fgts, porém não consigo sacar pois consta como N2. A Caixa não soube me informar. Saí desta empresa faz tempo. O que significa isso? Como posso proceder? Obrigada desde já! Monica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário que ficaremos felizes em responder.

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Saques do FGTS acima de R$ 5 mil não poderão ser feitos aos sábados

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

O que você precisa saber sobre o saque do FGTS inativo