Publicidade

FGTS poderá ser liberado para pagamento de faculdade e curso profissionalizante

O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) neste ano será dividido com os cotistas do fundo até agosto de 2017. E mesmo os que sacarem o saldo das contas inativas antes disso receberão o pagamento, afirma a Caixa, gestora do fundo.
O governo Temer anunciou duas mudanças no FGTS. A primeira é a divisão de metade do lucro dos investimentos do FGTS com todos os trabalhadores. Isso deve aumentar o rendimento dos recursos guardados dos atuais 3% para perto de 6% ao ano, com chances de empatar com a inflação.
A outra alteração permite a trabalhadores sacar o dinheiro de contas cujo contrato de trabalho tenha sido encerrado até dezembro de 2015.
Em fevereiro, a Caixa deve divulgar o calendário de retirada desse dinheiro. A expectativa é que o cronograma siga o modelo de pagamento do PIS, escalonando as autorizações para saque pela data de nascimento do trabalhador.
O problema é que uma parte dos cotistas do FGTS poderá sacar o dinheiro antes da divisão de lucros. Para evitar uma nova ida às agências, a Caixa estuda modelos para facilitar o resgate do rendimento adicional.
Uma das possibilidades em avaliação é permitir que o cotista cadastre uma conta-corrente para transferência automática do dinheiro adicional no momento que sacar os recursos das contas inativas.
O crédito extra relativo à conta ativa no FGTS, do atual contrato de trabalho, não poderá ser resgatado.
O banco também avalia a possibilidade de elevar o valor que pode ser movimentado com o cartão do cidadão, outra medida que facilitaria a vida do trabalhador e diminuiria o fluxo excessivo de pessoas nas agências.
Hoje, quem já cumpre as regras que permitem o saque do FGTS, como ter sido demitido sem justa causa, pode acessar o dinheiro em caixas eletrônicos e lotéricas, desde que o valor seja inferior a R$ 1.500. Montantes mais elevados precisam ser sacados em agências da Caixa.

INVESTIMENTOS

Quem usou o dinheiro do FGTS para investir em fundos de ações da Petrobras e da Vale, no final dos anos 2000, também poderá sacar esses recursos, desde que eles sejam de conta inativa.
Se o trabalhador não mudou de emprego, seguirá limitado às atuais regras, que só permitem a devolução do dinheiro investido a sua conta no FGTS ou a usá-lo na compra da casa própria.
Mesmo o cotista de conta inativa que tem recursos investidos em Vale e Petrobras precisa avaliar se vale a pena fazer a retirada. No ano, os fundos de ações atrelados ao FGTS registram valorização de 90%, segundo a Anbima (associação das empresas do mercado de capitais). No mês, a queda é de 10%. O desempenho segue as movimentações das ações das empresas.
Com a mudança, o cotista poderá escolher transferir os recursos para um investimento de renda fixa, cujas aplicações acompanham a taxa Selic (hoje em 13,75% ao ano). Essa é a opção mais recomendada por especialistas se o uso for no curto prazo, para compra de imóvel, por exemplo.

Fonte: Folha

Comentários

  1. Eu trabalhei em uma empresa durante três anos não cheguei a ser demitido a empresa faliu sumiu todo mundo nem si quer deram baixa em nossas carteiras como faço pra receber .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro ir até uma agência da Caixa e pedir o "Extrato Analítico" do FGTS com a Carteira de Trabalho, RG e PIS. Com o extrato vá até uma Delegacia do Trabalho e explique seu caso ao delegado trabalhista para ver se ele pode dar a devida baixa e inserir no sistema.

      Excluir
  2. Boa tarde pedi demissão de uma empresa em 2010, só que meu fundo de garantia continua ativo, tem como deixar essa conta inativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a apresentação da carteira comprovando a baixa isso será resolvido no sistema. Mas vc pode entrar em contato com o RH da empresa e ver se foi dada a devida baixa no sistema tbm.

      Excluir
  3. De 1998 até 2002 trabalhei em uma empresa que foi sub-rogada por outra.Ha uma conta de FGTS inativa com a data e código de afastamento N2. Poderei efetuar o saque?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário que ficaremos felizes em responder.

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Saques do FGTS acima de R$ 5 mil não poderão ser feitos aos sábados

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

O que você precisa saber sobre o saque do FGTS inativo