Publicidade

Caixa libera saque do FGTS para contas inativas investidas em ações.

Segundo a Caixa, esse benefício será dado a todos os trabalhadores com contas inativas investidas na Vale e Petrobras.

As Contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que tiveram parte dos recursos investida em ações da Vale e da Petrobras também poderão ter o dinheiro sacado. A informação foi dada pela Caixa que ainda não informou o montante que poderá ser retirado com a nova regra. 
Segundo a Caixa, esse benefício será dado a todos os trabalhadores com contas inativas que usaram no passado parte do fundo para investir nas ações das duas companhias através dos Fundos Mútuos de Privatização. O que determinará o direito de saque é se a conta de origem desses recursos está ou não inativa, explica o banco. Se não houver movimentação de depósito do empregador, o saque será liberado junto com os demais recursos da conta de origem. 

Montante

A Caixa ainda não tem o dado consolidado sobre o montante das contas inativas aplicado em ações da Vale e Petrobras. Os dados da indústria de fundos disponíveis no terminal Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostram que atualmente há 74 carteiras que administram recursos do FGTS em ações da Vale e Petrobras. Juntos, esses fundos têm R$ 3,93 bilhões. 
Vale lembrar, no entanto, que esse é o patrimônio total das carteiras e não é possível distinguir quais cotas têm origem em contas ativas ou inativas. Portanto, o valor não se refere à posição potencial que poderia ser desmontada caso os cotistas decidam pelo saque. 
Quando o saque for liberado, o cotista deverá procurar a instituição financeira responsável pela gestão da carteira e não necessariamente a Caixa para pedir os recursos. Os fundos de privatização foram abertos por diversas instituições financeiras públicas e privadas. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), há mais de 20 instituições financeiras que administram fundos com recursos do FGTS.
Fonte: Jornal do Commercio (JC)

Comentários

  1. Como que eu vi sigo saber se eu tenho algum valor pra receber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você foi "dispensado por justa causa" ou "pediu demissão" antes de 31 de dezembro de 2015 então será possível sacar os valores do FGTS a partir de fevereiro de 2017.

      Pra saber o valor somente indo até a Caixa e pedir o "Extrato Analítico" do seu FGTS com a Carteira de Trabalho e o PIS em mãos.

      Estaremos sempre atualizando as informações pelo nosso aplicativo e também divulgaremos o calendário de saque assim que sair.

      Compartilhe com os amigos para ajudá-los também.

      Excluir
  2. Boa tarde pelo aplicativo da caixa fala que tenho só uma conta inativa e outro aplicativo tenho 3 o 1 eu saí em 2006 0 2 eu sai em 2014 e o 3 saí em outubro de 2015 todos eu pedi eu pedi demissão mim ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema quanto a isso. Provavelmente é porque a que está inativa já tem mais de 3 anos. Uma conta se torna inativa quando para de receber os depósitos que pela atual legislação vc só poderia sacar depois de completados 3 anos sem carteira assinada.
      Como o governo alterou a regra em fevereiro de 2017 todas as contas que pararam de receber depósitos até 31 de dezembro de 2015 se tornaram inativas, disponibilizando assim o saque. Se vc pediu demissão da 3 pode ficar tranquilo que em fevereiro a Caixa vai divulgar o cronograma pra sacar todo o dinheiro dessas contas.

      Compartilhe com os amigos para poder ajudá-los tbm.

      Manteremos todos atualizados pelo aplicativo assim que tiver o calendário de saque.

      Excluir
  3. Eu tenho 3 conta inativa vai fazer 4 anos eu tenho direito de receber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mesmo trabalhando tudo será liberado a partir de fevereiro, vamos divulgar o calendário de saque no nosso aplicativo.

      Divulgue para os amigos para ajuda-los tbm.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ou vc pede direto na agência da Caixa ou se vc tiver o cartão cidadão e a senha de 6 dígitos vc pode ver pelo site oficial do FGTS:

      https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

      Excluir
  5. Oi poderia tirar uma dúvida? O procedimento será o recebimento desses valores serão ref ao mês de aniversário, isso? Faço 30/01 então receberei somente ano que vem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que aguardar o cronograma da Caixa em fevereiro, pode ser que vc seja uma das primeira a sacar.
      Informaremos todos pelo aplicativo e atualizaremos o calendário em primeira mão.

      Excluir
  6. Ola eu tenho duas contas inativas mais e de desde o mês 10 de 2016 eu consigo receber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente as contas até 31 de dezembro de 2015 é que serão liberadas.

      Excluir
  7. Bom dia tenho 3 empresa que pedi conta 2007 2010 2012.posso retira este dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mesmo se já esteja trabalhando. Em fevereiro a Caixa divulgará o cronograma e informaremos a todos pelo nosso aplicativo em primeira mão.

      Compartilhe com os amigos tbm para ajudar todos.

      Excluir
  8. Eu sai da empresa 15/01/2012 pedi demissão e entrei na outra em 18/01/2012 tenho direito ao fgts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Caixa vai anunciar o cronograma de saque em fevereiro e informaremos todos pelo nosso aplicativo em primeira mão.

      Compartilhe com os amigos para ajudarmos todos.

      Excluir
  9. Ola eu sai da empresa que trabalhava em 2014 e em fevereiro de 2015 eu tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc foi demitida "por justa causa" ou pediu demissão, sim.

      Excluir
  10. Olá eu trabalhei em 1989 a 1991 tenho direito a receber pela conta intiva mas não consigo ver se tenho conta inativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se torna inativa quando vc é demitida "por justa causa" ou pediu demissão, após 3 anos sem carteira assinada vc pode sacar no seu mês de aniversário ou na aposentadoria. Vc pode ir até uma agência da Caixa com seu RG. Carteira de trabalho e PIS e pedir o "Extrato Analítico" para saber o que está ativo ou inativo.

      Excluir
  11. Na década de 90 envesti 50% na ação Petronas mas não lembro se recebi essa ações! Tem como a caixa tirar extrato analítico sobre essa ação da Petrobas??? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Recomendo ir direto ao banco, é mais seguro do que ficar preenchendo seus documentos em site e aplicativos.

      Excluir
  12. Oi gostaria de saber como faco p saca o abono do FGTS com juros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá até a Caixa com Carteira de trabalho, PIS e RG e solicite o "Extrato Analítico", daí vc vai ver o que pode sacar e o que não pode.

      NUNCA PREENCHA SEUS DADOS E DOCUMENTOS PELA INTERNET OU APLICATIVO, É ALTAMENTE PERIGOSO E VC PODE SOFRER GOLPES SEM PERCEBER.

      Sempre recomendo ir ao banco para maior segurança.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário que ficaremos felizes em responder.

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Saques do FGTS acima de R$ 5 mil não poderão ser feitos aos sábados

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

O que você precisa saber sobre o saque do FGTS inativo