Publicidade

PIS/Pasep: saiba quem terá liberação automática do dinheiro a partir de outubro

Valores serão depositados nas contas dos beneficiados que são correntistas da Caixa Federal ou do Banco do Brasil sem necessidade de solicitação

Foto: Sine / Divulgação


Para uma parcela dos idosos cotistas do Fundo Programa de Integração Social (PIS)/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) beneficiados pela Medida Provisória (MP) 797, de agosto deste ano, já está definida a forma de retirada dos recursos nos dois programas. Os correntistas da Caixa Federal, no caso de PIS, e do Banco do Brasil, no caso de Pasep, que cumprirem os requisitos receberão os valores automaticamente em suas contas. 

A definição foi confirmada pelo Conselho Diretor do Fundo PIS-Pasep, vinculado ao Tesouro Nacional. Têm direito ao saque, caso ainda tenham dinheiro no Fundo, homens com idade a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes da MP, os recursos só podiam ser sacados quando o cotista completasse 70 anos.

De acordo com a resolução, a Caixa verificará os dados do beneficiado pelo Número de Identificação Social (NIS) e realizará a liberação automática para saque nos canais de atendimento. No caso do Banco do Brasil, o sistema identificará os beneficiados e efetuará o crédito conferindo o CPF e a data de nascimento com o cadastro do banco. Se os dados cadastrais não possibilitarem o crédito imediato, o cotista terá de ir à agência.

Cronograma

Segundo a assessoria de comunicação da Caixa, os procedimentos para os não correntistas desses bancos estão sendo finalizados e devem ser divulgados junto com o calendário de saques. Programada para sexta-feira passada, a divulgação das datas ficou para depois do retorno do presidente Michel Temer dos Estados Unidos – ele está viajando para o país nesta segunda-feira (18), para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A volta ao Brasil está prevista para quarta-feira (20), conforme a Secretaria da Presidência.

Conforme o Ministério do Planejamento, o adiamento do anúncio não afeta os pagamentos, que começam em outubro. Pelos cálculos do governo, a medida deve liberar quase R$ 16 bilhões. A estimativa do governo é de que 8 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Os valores a serem liberados ficam em torno de R$ 750.

FONTE: Diário Gaúcho

Comentários

  1. Respostas
    1. Têm direito ao saque, caso ainda tenham dinheiro no Fundo, homens com idade a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes da MP, os recursos só podiam ser sacados quando o cotista completasse 70 anos.

      Nesse caso também se enquadram os herdeiros do já falecido ente querido, caso ele não tenha sacado o dinheiro antes do falecimento.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário que ficaremos felizes em responder.

Publicidade

Postagens mais visitadas deste blog

Direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS

Perguntas frequentes sobre contas inativas

Clientes da Caixa poderão receber em conta, automaticamente, FGTS de conta inativa